Como tirar Visto Americano 123

Obrigatório para quem deseja entrar nos Estados Unidos, tirar Visto Americano já foi considerado um dos mais difíceis para o viajante: além de uma vasta documentação, eram longas as filas de espera e podia levar até seis meses para conseguir a autorização para pisar em solo americano legalmente. Mas, felizmente, esses anos ficaram para trás e agora a obtenção do Visto Americano é um procedimento relativamente simples e rápido.

Desde junho de 2012 uma nova organização e a ampliação dos consulados americanos no Brasil ajudaram a diminuir a fila de espera para os agendamentos e hoje é possível tirar visto americano em até uma semana, dependendo do consulado escolhido. Porém, mesmo com essa nova estrutura, muita gente ainda fica apreensiva na hora de tirar o visto e com muitas dúvidas. Neste artigo, explicaremos o caminho das pedras para que você tire seu visto de turismo ou negócios com toda a tranquilidade e segurança em cada uma das etapas.

Etapa 1: Preenchimento do formulário DS-160

Este formulário é o começo de tudo e vai te acompanhar durante todo o processo para obtenção do visto. Você pode acessá-lo clicando aqui. Provavelmente será a etapa que vai ocupar mais o seu tempo, levando uma média de 2 a 3 horas para seu preenchimento total. Com relação a documentos, você não precisará mais do que seu passaporte, identidade e cpf para preencher esse formulário. É possível salvar o formulário para continuar seu preenchimento posteriormente em até 30 dias.

Antes de começar a preencher o formulário, será necessária uma foto sua frontal com fundo branco. Essa foto servirá apenas de referência inicial, pois a foto definitiva será obtida no CASV. Não precisa ser uma foto profissional, até mesmo uma foto com celular será suficiente desde que esteja bem iluminada e com fundo branco. Na própria página do formulário haverá uma ferramenta para ajudar a cortar a imagem e deixá-la do tamanho que precisa ficar (600 x 600 px).

Ao abrir o formulário, a primeira coisa que você deverá selecionar é o consulado onde deseja fazer a entrevista para o visto (presencialmente). Escolha a opção mais conveniente entre Brazil-Brasilia, Brazil-Recife, Brazil-Riode Janeiro ou Brazil-São Paulo. Em seguida, teste a sua foto clicando em “Test Photo”. Nesse momento você poderá fazer uso da ferramenta de ajuste de tamanho (Photo Cropping Tool). Logo após escolher o arquivo e ele estiver aprovado pelo sistema, clique em “Continue Using This Photo” e em seguida você poderá iniciar o preenchimento do formulário clicando em “Start an Application“.

visto-americano-1

No geral, as perguntas são relacionadas a sua vida como um todo e é importante você responder com sinceridade e consistência. Ao passar o mouse em cima de cada campo, será exibida a sua tradução ao longo do formulário, que é dividido em seis etapas. Elencamos abaixo apenas os campos que costumam gerar dúvidas quanto ao seu preenchimento:

  • National Identification Number: O número de seu CPF
  • U.S. Social Security Number: DOES NOT APPLY (Não se aplica)
  • U.S. Taxpayer ID Number: DOES NOT APPLY (Não se aplica)
  • Purpose of Trip to the U.S. (1): TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)
  • Specify: BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR) (B1/B2)

OBS: se você não tem nenhuma intenção de frequentar os Estados Unidos pelo período de vigência de seu visto (10 anos) para propósitos profissionais, como visitar feiras e afins, pode marcar apenas o visto de turista (TOURISM). No geral, o recomendado é pedir para ambos os propósitos de uma só vez e evitar transtornos na hora de entrar nos EUA futuramente.

  • Contact Person Name in the U.S.: DO NOT KNOW
  • Organization Name in the U.S.: Nome do hotel que você vá ficar
  • Relationship to You: OTHER
  • U.S. C ontact Address: Endereço do hotel que você vai ficar

OBS: Caso você de fato conheça alguém e vá ficar na casa dessa pessoa, indique acima no campo “Contact Person”.

  • Have you attended any educational institutions at a secondary level or above? YES – Adicione todas as escolas que você frequentou do ensino médio para cá. No site do consulado pede todas as escolas desde os seus 11 anos, mas não vai fazer nenhuma diferença.
  • Security and Background Information – Uma série de perguntas relacionadas a segurança serão feitas, desde se você é envolvido com algum grupo terrorista até se você vai para os Estados Unidos se prostituir. Como mencionado no próprio formulário, dizer “YES” a qualquer uma dessas perguntas não vai necessariamente ter seu visto negado imediatamente mas as chances serão bem altas. Por isso, se você é um cidadão normal e honesto preencha tudo com “NO” sem perder muito tempo.

No final do preenchimento você receberá uma ficha de confirmação do envio do formulário com um código de barras. É necessário imprimi-la, pois é com ela que todo o processo andará. Se você não pode imprimir no momento, envie a confirmação por e-mail e imprima antes de ir ao CASV.

Etapa 2: Pagar a taxa e agendar a entrevista

Agora que você já preencheu um formulário de mais de 100 perguntas, provavelmente irá tirar essa etapa de letra. Cadastre-se no site oficial de informações para o visto americano em https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome clicando em “Criar Conta”.

visto-americano-2

 

Após cadastrar-se, clique em Agendar entrevista -> Vistos de Não-Imigrante -> Agendamento comum de vistos -> Visto de visitante -> Negócios ou Turismo (B1/B2). Clique em “Enviar”.

visto-americano-3

 

Escolha o consulado onde você deseja fazer a entrevista, clique em Enviar e em seguida em Continuar.

visto-americano-4

Selecione o local da entrega: você poderá optar por buscar seu passaporte com o visto aprovado no CASV (saiba mais na próxima etapa) ou em sua residência. Se desejar receber em casa, preencha o endereço. Clique em enviar e novamente em continuar após ver o resumo de sua conta.

visto-americano-5

Escolha o método de pagamento desejado. O mais recomendado é via cartão de crédito que a aprovação é na hora logo depois você poderá realizar seu agendamento. Caso não seja possível, escolha o método de boleto bancário, mas você deverá retornar ao site 24h após o pagamento do seu boleto para marcar sua entrevista.

visto-americano-6

Uma vez concluído o pagamento, você deverá marcar dois atendimentos: um para o cadastramento inicial de suas digitais e obtenção de foto no CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para a entrevista diretamente no consulado. Note que primeiro você marca a entrevista no consulado e depois marca o atendimento no CASV, mas na prática será necessário comparecer no CASV antes de ir para a entrevista. Se você virá de outro estado, poderá tentar marcar ambos no mesmo dia ou em dias seguidos, podendo alterar as datas diretamente no site do agendamento até 24h antes da entrevista.

Etapa 3 – Indo ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV

O atendimento realizado no CASV é apenas para agilizar o andamento das entrevistas nos consulados. Compareça no horário agendado, mas o movimento nesses postos é bastante tranquilo e o atendimento é muito rápido. Se você chegar com algumas horas de antecedência não terá problemas, desde que esteja agendado para aquele dia. No geral não há filas e você não vai levar nem 5 minutos lá dentro.

Você deverá levar apenas o seu passaporte e a ficha do formulário DS-160 impressa e não há problemas de levar chaves ou telefones celulares, mas estes deverão permanecer desligados. O atendimento acontecerá em dois momentos: primeiramente serão solicitados o passaporte e a ficha para uma rápida verificação e cadastro e em seguida você será encaminhado para uma outra rápida para tirar a foto e as digitais. Como há muitos balcões de atendimento, as filas andam muito rapidamente.

Etapa 4 – A Entrevista no Consulado

Enfim chega a hora mais esperada: a entrevista no consulado. Aqui sim é bom que você esteja preparado para encarar algumas filas, mas o tempo médio de atendimento é entre 1h30min e 2h. Compareça ao consulado com cerca de uma hora de antecedência da hora marcada. Não adianta madrugar na fila, pois o atendimento é feito com base nos horários agendados e existem filas para cada horário: 7, 7:30, 8, 8:30, etc. A fila do horário só é liberada cerca de uma hora antes do mesmo. Ao chegar ao consulado, procure pela placa que indica o seu horário de agendamento.

A dúvida mais comum com relação à entrevista é sobre quais documentos levar. Obrigatoriamente só é necessário levar a confirmação do formulário e o seu passaporte, mas o recomendado é levar documentos que comprovem as informações que você preencheu no formulário. Tem gente que leva de tudo: imposto de renda, faturas de cartão de crédito, escritura de imóvel, diploma da faculdade, etc. A verdade é que hoje em dia a entrevista é muito mais tranquila e existe 99% de chances de não ser solicitado nenhum documento. Se você é empregado de carteira assinada e com salário fixo, basta levar seu contra-cheque e sua carteira de trabalho e apresentá-lo apenas se for solicitado. Se esse não for o seu caso, aí sim você precisa comprovar vínculos no Brasil que te impeçam de ficar nos Estados Unidos e outros documentos que ajudem a provar que você tem uma renda aqui, que eventualmente podem ser solicitados. Em último caso, é difícil o seu visto ser negado imediatamente. Se você não conseguir comprovar alguma coisa no momento da entrevista, seu visto pode cair em exigência e você deverá retornar com o comprovante solicitado. Portanto a dica é: leve apenas o que julgar necessário para comprovar que você pretende voltar ao Brasil e que não tem motivos para ficar nos EUA.

A entrevista em si é muito diferente do que as pessoas imaginam: elas acontecem em pé e todo mundo que está na fila ouve as suas respostas. Mas as perguntas são sempre as mesmas, inclusive feitas em português:

  • Você já esteve nos Estados Unidos?
  • Já esteve em outros países? Quais?
  • O que você faz no Brasil? Quanto você ganha mensalmente?
  • Você tem parentes nos Estados Unidos?
  • Para qual onde você pretende ir nos Estados Unidos?
  • Seu visto foi aprovado – boa viagem!

Após a aprovação de seu visto, seu passaporte ficará retido no consulado e será devolvido de acordo com a sua preferência no momento do agendamento (em sua residência ou no CASV). Normalmente ele é expedido em até 48h após a aprovação do visto e a entrega, feita pela DHL, pode levar até 5 dias dependendo de onde você está, mas normalmente acontece em menos de 48h.

Agora você já está pronto para tirar o seu visto americano e conhecer tudo o que a maior potência mundial tem a oferecer!

 

123 thoughts on “Como tirar Visto Americano

  1. Reply Viviane jul 5,2013 4:03

    Gostei do seu post. Li em alguns sites que é preciso preencher em inglês as partes onde perguntam de sua vida profissional e afins. Isso procede?

    • Reply admin jul 12,2013 12:49

      Olá Viviane,

      Sim, o formulário está em inglês, mas basta posicionar o mouse sobre a pergunta que a tradução é exibida. É bem tranquilo mesmo para quem não sabe inglês ;)

  2. Reply Edson jul 12,2013 18:44

    Olá… boa tarde..

    na pergunta “Você tem parentes nos EUA?” a minha resposta é: “Sim, tenho um tio e vou ficar na casa dele.” Mas seria essa uma boa resposta? Pergunto isso porque talvez eles não forneçam o visto com receio de ficar ilegal no país. Nesse caso, seria melhor responder que vou ficar em hotel? Minha ideia é só pra fazer turismo mesmo, com minha esposa. O problema é se eles solicitarem a reserva do hotel. Obrigado!

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:57

      Olá Edson,

      Se seu parente está legalmente lá, pode dizer que sim.
      O importante é ter comprovado renda suficiente para ficar o tempo que deseja.

      Boa sorte!

  3. Reply Renan jul 13,2013 6:41

    EXCELENTE . ótimo post, muito bem explicado , adorei.
    Com certeza vai ajudar muita gente , assim como vai me ajudar tmb , rs’

  4. Reply GUSTAVO jul 15,2013 10:02

    MELHOR ORIENTAÇÃO QUE ACHEI NA NET, PARABENS, AJUDA MUITO….

  5. Reply Priscilla jul 15,2013 13:53

    Olá, adorei o post! Explica muito bem!
    Mas, tenho uma dúvida, eu sou formada, sou advogada, mas não atuo, pois estou estudando para prestar concurso público, por este motivo não tenho comprovante de renda… Nesse caso, o que devo responder quando for perguntada sobre quanto ganho mensalmente?

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:49

      Olá Priscila,

      Essa questão é bastante importante para eles, já que precisam saber como se manterá durante os dias que ficará em território americano.
      Além disso, o comprovante de uma renda é uma garantia a eles que você não ficará ilegalmente nos EUA.
      Eu recomendo comprovar renda com o extrato bancário dos últimos 3 meses, declaração de IR, documentos de veículos e ou imóveis que estejam em seu nome, etc.
      Boa sorte!

  6. Reply Maria Calixto jul 15,2013 15:25

    Bom dia
    Gostaria de saber se no formulário tenho que colocar meu nome anterior (de solteira) uma vez que só acrescentei o nome do meu marido,não tirei nenhum nome do meu nome original. Grata

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:44

      Olá Maria,

      Preencha seu nome exatamente como está em seu passaporte brasileiro.
      Boa sorte!

  7. Reply Thiago Rodrigues jul 15,2013 16:26

    Obrigado pelas informações. Muito bem explicado.
    Sei que parece um tanto redundante e óbvio, mas preciso perguntar: as respostas deste formulário precisam ser todas em inglês, certo?

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:43

      Olá Thiago,

      A maioria das perguntas são múltipla escolha com opção “yes” ou “no”. As que não forem, responda sempre em inglês.
      Caso não saiba inglês, utilize o translator do google que resolverá seu problema.
      Boa sorte!

  8. Reply Bruna jul 15,2013 17:05

    Muito bem explicado! Parabéns!
    Só continuei com um dúvida… pode até ser que tenha falado e eu não tenha prestado atenção, mas eu vou pegar meu passaporte amanhã, posso agendar para novembro minha entrevista para fazer o visto? Por não ter 6 meses, não corro o risco de ser negado o visto?

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:56

      Olá Bruna,

      Pode sim.
      O que não pode é o passaporte ter menos de 6 meses para vencer.

      Boa sorte!

  9. Reply Fernanda jul 15,2013 18:23

    Estou com uma dúvida, já fiz todo esse procedimento, meu visto graças a Deus já foi aprovado e quando sai de lá, eles só me deram um único papelzinho com instruções… Na hora de agendar a entrevista eu coloquei para o passaporte ser entregue na minha residência, eu preciso pagar alguma taxa ou essa taxa agora já está inclusa no 160 dólares que eu paguei? Obrigado!!

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:36

      Olá Fernanda,

      Acredita que também tive essa mesma dúvida no dia!? Eu esteva sem carteira e fiquei preocupado caso precisasse pagar alguma taxa na hora.
      Não precisa pagar nenhum taxa extra. Apenas aguarde de 1 semana a 10 dias e o seu passaporte estará em suas mãos com o visto carimbado.
      Parabéns e boa viagem!

  10. Reply Natália jul 16,2013 11:33

    Olá!
    Estou com uma dúvida.
    É possível tirar o visto americano sem ter um pacote de viagem fechado, hotel e passagem aérea comprados? Pretendo viajar no início de 2014, mas já queria dar entrada na solicitação do visto.
    Obrigada.

  11. Reply Alexandre jul 16,2013 11:46

    Olá, adorei o post e com certeza me aliviou bastante.
    Estou tirando o visto pela primeira vez. Sou estudante de arquitetura e estou no meio do meu curso. Tenho algumas dúvidas:

    - Faço alguns trabalhos freelance,porém não tenho registro em carteira. Pretendo ir como turista. Quando é solicitado estas informações, como a de “quanto você ganha por mês?” ou mesmo quando solicitado estes dados no formulário. É bom colocar? Isso pode me gerar a reprovação do visto ? Ou simplesmente coloco que sou dependente dos meus pais e não trabalho ? Esta informação é muito relevante mesmo eu comprovando meu vinculo com universidade no Brasil ?

    Desde já agradeço, obrigado !

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:33

      Olá Alexandre,

      Recomendo que coloque as rendas que obtém sempre que puder provar. Isso inclui o extrato bancário dos últimos 3 meses e emitido pelo caixa eletrônico do banco (impresso pela internet não vale).
      Informações de renda e tudo que mostre vínculo seu com o Brasil é válido levar (DOC de carro em seu nome, escritura de imóvel, etc).
      Boa sorte!

  12. Reply hélio silva jul 16,2013 17:25

    gostei do artigo, mas me restou uma duvida, no campo onde pergunta onde vou ficar, nome do hotel e o de endereço, se ainda não tenho data para ir , como devo preencher?

    • Reply João Savioli jul 16,2013 17:30

      Olá Hélio,

      Essa é uma dúvida bastante comum.
      Eu sugiro que procure o endereço de um hotel nos EUA na região que pretende ficar e coloque os dados desse hotel. Escolha uma data aleatória que pretende viajar. Boa sorte!

  13. Reply Camilo jul 16,2013 20:16

    Por favor, estou requerendo visto para minha filha que terá menos de 1 ano na data da viagem. Preciso tirar CPF para ela ou coloco o número do meu CPF?

    Obrigado.

    • Reply João Savioli jul 19,2013 3:03

      Olá Camilo,

      Menores de 16 anos são dispensados da entrevista desde que os pais tenha visto válido e um visto anterior não tenha sido recusado, mas precisam ter passaporte.

      Boa sorte

  14. Reply ANA jul 16,2013 22:06

    Olá!
    Muito bom!!! Só fiquei com uma dúvida. Para tirar o meu e do meu marido juntos, como proceder no preenchimento do formulário?
    Obrigada.

    • Reply João Savioli jul 19,2013 3:05

      Olá Ana,

      Cada um terá que tirar seu visto e pagar as taxas.
      Para família, é possível agendar para o mesmo horário a entrevista.

      Boa sorte!

  15. Reply Micheli jul 17,2013 0:12

    Olá João, parabéns pelo site.
    Com certeza ajudou bastante.

    Eu estou com a entrevista agendada (primeiro visto) e no CASV foi tudo bem tranquilo e bem mais rápido do que eu imaginava. Minha dúvida é: alguns dizem para não confirmar que a viagem já está agendada (pois podem negar o visto), outros já dizem o contrário, que se você já tiver passagens e/ ou hospedagens agendadas para confirmar sim, pois “prova” de uma certa que você não tem intenção de ficar no país.

    O que você sugere?
    Obrigada

    • Reply João Savioli jul 18,2013 23:34

      Olá Micheli,

      Eu levaria as passagens na entrevista. Pense que eles querem provas que você vai voltar. Uma passagem de ida e volta é uma prova!
      Boa sorte!

  16. Reply Monica Rocha jul 17,2013 2:06

    João, obrigada e parabéns pelo post. Já tirei visto de turista há alguns anos e agora estou tirando o de estudante, naquela época tudo acontecei num único enedreço e agora fiquei numa mega dúvida de quais documentos levar em qual lugar…. Seu post me ajudou muito.

    Abs

  17. Reply Mellyna Reis jul 17,2013 11:52

    A melhor postagem disparada de todas que vasculhei na rede. :)
    Só tenho uma dúvida: como irei viajar com uma amiga, vi que é possível agendar a entrevista para o mesmo dia se outros integrantes da família forem juntos, mas tem como fazer isso com a minha amiga? Devo colocá-la como integrante da família para garantir que faremos no mesmo dia ou isso me traria problemas? Tem muita diferença no atendimento se for só ou com ela?

    Ah, tb gostaria de saber se você tem referência de quais consulados costumam ser mais cheios (entre Rio e Recife). Abs!

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:29

      Olá Mellyna,

      Obrigado!

      O agendamento de muitas pessoas é feito no mesmo horário. Eu recomendo que não assinale como mesma família, afinal, não são.
      É possível mesmo assim agendar para o mesmo local e mesmo horário.

      Infelizmente não tenho referências quanto a quantidade de pessoas. Eu imagino que seja parecido.

      Boa sorte!

  18. Reply Monica jul 17,2013 12:58

    qual o tamanho da foto para o visto?

  19. Reply Cristiane jul 17,2013 13:52

    Meu passaporte vence em fevereiro de 2014 e pretendo conseguir o visto ainda este ano, mas só realizarei a viagem aos EUA no ano que vem´, será que tem algum problema? Se me concederem o visto, a informação ficará no passaporte. O que acontece com essa informação quando renovo o passaporte?
    Eu gostaria de tentar o visto ainda com este passaporte, pois nele há carimbo de entrada e saída em países europeus, acredito que isso conta ponto, pois comprova que no período de férias no trabalho, realizo viagens ao exterior e retorno normalmente ao Brasil. Você que realmente conta pontos?

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:34

      Olá Cristiane,

      Sem problemas.
      Você pode tirar o visto no passaporte atual. Quando for viajar, precisará levar os 2 passaportes. Por isso guarde bem eles.
      Em relação aos outros vistos, isso depende muito do cônsul que irá te atende, mas em via de regra, ter outra viagem internacional é bom sim.

      Boa sorte!

  20. Reply ERIKA MEL jul 17,2013 18:07

    MAIS UMA DÚVIDA… hehe

    Desencanei de pagar via Boleto e decidi pagar via Cartão de Crédito.
    É possível pagar com cartão de crédito nacional?
    Ou só INTERNACIONAL é aceito?

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:42

      Olá Erika,

      A taxa é debitada em dólar. Nesse caso, somente cartão internacional.

  21. Reply Cesar Antônio jul 17,2013 18:37

    Olá! tenho uma dúvida, a data do meu nascimento é diferente da data que esta no meu RG. Qual das duas coloco?

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:44

      Olá Cesar,

      Coloque sempre a data que estiver no seu passaporte. Ele será seu documento de identificação nos EUA.

      Boa sorte!

  22. Reply Jéssica Nascimento jul 17,2013 22:16

    Que post maravilhoso, me ajudou bastante.
    Muito obrigada.

  23. Reply Daniel jul 17,2013 23:42

    Por favor…
    Precisa levar foto no consulado?
    Obrigado

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:47

      Olá Daniel,

      A foto você anexou na DS-160 certo? Ela passou pelo teste do sistema?
      A foto definitiva será tirada no CASV. A da DS-160 é apenas para controle.
      Se você tem dúvidas se sua foto passou certinho na DS-160, eu levaria uma 5×5 (apesar que eu acho que não será necessário).

      Boa sorte!

  24. Reply Flavia jul 18,2013 20:41

    Incrível o post!
    Realmente facilitou meu entender do visto e como devo proceder.

    Muito obrigada!

  25. Reply David jul 18,2013 21:46

    Olá, boa-noite!

    O site é excelente e ajuda bastante com as dúvidas mais comuns.
    Tenho 27 anos e sou funcionário público há 04 anos (provavelmente na entrevista para o visto, terei 5 anos completos). Creio que isso é um facilitador para a aprovação do visto, correto? E, no meu caso, devo levar como comprovantes apenas a CTPS, IR e hollerith?

    Muito obrigado!

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:51

      Olá David,

      Obrigado!
      Leve todo comprovante de renda que puder. Doc de carro, escritura de imóvel também é considerado.
      Normalmente o cônsul pede apenas um documento que comprove uma renda que permita sua viagem de ida, e volta.

      Boa sorte!

  26. Reply vera jul 18,2013 22:03

    Boa noite.
    Tenho uma dúvida… e não consigo respondê-la pelo site oficial… para renovação do visto, é necessário agendar entrevista com o consulado tbm?? Estou na dúvida porque vou viajar mas ainda tenho visto válido… ele vence alguns dias depois que volto da viagem… não sei se devo me arriscar renovando o visto antes de ir, por medo da demora….
    Obrigado
    Vera

    • Reply João Savioli jul 19,2013 2:53

      Olá Vera,

      O processo de visto é bem rápido. É possível agendar o CASV e entrevista para a mesma semana. Depois é só aguardar até 10 dias para receber o passaporte.

      Boa sorte!

  27. Reply Micheli jul 19,2013 23:20

    Olá João, obrigada pelo retorno.

    Fiz minha entrevista esta semana e correu tudo super bem, não pediram nenhum comprovante e as perguntas foram muito tranquilas.

    Abs, Micheli

  28. Reply Marina jul 21,2013 19:13

    Primeiramente, parabéns pelo post! Fiquei com uma duvida quanto a parte que fala do local onde vou me hospedar. Ainda nao reservei nenhum local, pois nao sei se meu visto sera aprovado ainda. O que devo responder neste caso?

    • Reply João Savioli jul 22,2013 17:26

      Olá Marina,

      Você pode buscar o endereço de um hotel que pretenda se hospedar quando for e completar o cadastro com esses informações na DS-160.
      Boa sorte.

  29. Reply Rafael jul 21,2013 20:18

    É possível que minha esposa faça a entrevista junto comigo?

    • Reply João Savioli jul 22,2013 17:25

      Olá Rafael,

      É sim.
      Na hora de agendar, marque os 2 juntos como sendo da mesma família.
      Boa sorte!

  30. Reply Ricardo jul 22,2013 5:58

    Olá João, td bem?

    Excelente post, muito detalhado e preciso!
    Ajudou muito!!!

    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!!!

  31. Reply ClaytOnline jul 22,2013 21:30

    Cara, preciso mesmo levar extrato bancário? Já fiz reserva em hotel, vou levar meus três holerites e Imposto de Renda.

    • Reply João Savioli jul 23,2013 13:19

      Olá Clay,
      Você já comprou as passagens? Se sim, leve-as também!
      Eu acredito que não será solicitado o extrato. De qualquer forma, não custa nada levar.
      Boa sorte!

  32. Reply Lina jul 23,2013 1:41

    Ola João
    Parabens pelas instruções tão importantes e tão bem elaboradas
    Me ajudou muito
    Abc

  33. Reply Ana Paula jul 23,2013 3:08

    Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se posso escanear a foto do meu passaporte para anexar no formulário…o que vc acha?
    Grata

    • Reply João Savioli jul 23,2013 13:17

      Olá Ana Paula,

      A foto precisa ter fundo branco e estar em boa resolução (600px x 600px).
      Eu recomendo tirar uma foto com uma câmera digital ou com o celular se a qualidade for boa.
      Boa sorte!

  34. Reply Rodrigo jul 23,2013 12:20

    Bom dia !
    Gostaria de parabenizar pela qualidade do seu post, com certeza é a melhor explicação sobre como tirar o seu visto Americano que encontrei na internet ! Até mesmo para mim, que tirei o meu visto em 2011, tinha algumas dúvidas (mudaram alguns pontos como pagar a taxa de correio,era apenas um dia de entrevista sem o CASV entre outros). Parabéns novamente !

  35. Reply Danielle jul 24,2013 21:45

    Boa boite, adorei seu site!
    Estou com dúvida, não consigo inserir a foto no formulário, já tentei várias vezes, será que posso deixar sem e levar no dia da entrega da documentação uma foto 5×5.
    Obrigada.

    • Reply João Savioli jul 25,2013 21:21

      Olá Danielle,

      Precisa inserir a foto. O sistema faz o teste para aprova-la.
      A foto precisa estar com fundo branco. Envie uma com 600px x 600px.
      Boa sorte!

  36. Reply Tatiana jul 25,2013 11:21

    Olá! Parabéns pelo site muito bom mesmo!!! O melhor que encontrei para esclarecer minhas duvidas! Vocês sabem informar a data mais próxima que o CASV esta agendando para entrega de documentos e data mais próxima para entrevista no consulado de Recife? Agradeço a ajuda!

    • Reply João Savioli jul 25,2013 21:19

      Olá Tatiana,

      Obrigado!
      Não temos como saber. Somente após o término do preenchimento da DS-160 e pagamento da taxa consular é liberado acesso a tabela de agendamento.
      Para São Paulo é possível conseguir na mesma semana.
      Boa sorte!

  37. Reply Renata jul 25,2013 14:03

    Olá,bom dia ! Adorei seu post,extremamente didático ! Fiquei com uma dúvida. Meu filho ( 16 anos ) irá para o Canadá ( intercâmbio ) por 1 mês em janeiro/14. Talvez irá em um passeio ( promovido pela escola canadense) para NY num final de semana . Como responder o nome do hotel /local de estadia ? Obrigada !!!

    • Reply João Savioli jul 25,2013 21:13

      Olá Renata,

      Obrigado!
      Essa dúvida é bastante comum, já que a maioria das pessoas tiram o visto antes de efetuar a compra das passagens e reserva do hotel.
      Eu recomendo que busque na internet o endereço de um hotel onde ele provavelmente irá se hospedar e preencha o formulário com essas informações.
      Boa sorte!

  38. Reply Cesar Antônio jul 31,2013 21:14

    Olá,paguei a taxa MRV através do boleto bancário, quanto tempo devo esperar para inserir o número do boleto pago para agendar a entrevista?

  39. Reply Steve ago 2,2013 10:32

    Parabens! Admiro sua paciencia em responder cada pergunta, por mais boba que seja. hehe

  40. Reply Luiz Castro ago 2,2013 16:38

    Excelente Post! Detalhado e ao mesmo tempo objetivo ! Parabéns !!!

  41. Reply Ana Paula ago 6,2013 18:23

    Boa tarde!
    Vou viajar para Orlando,apenas para fins turisticos, mas tenho uma irmã que mora no Colorado.
    No dia da entrevista devo mencionar isso?
    Grata

  42. Reply Solange ago 22,2013 19:22

    Boa tarde. Vamos viajar em outubro e ficar 3 dias em Nova Yorque em hotel e 10 dias na casa de um sobrinho do meu marido. Como coloco isso no pedido de visto. Temos que ter já feito a reserva do hotel.
    Agradeço a gentileza da resposta.

    • Reply João Savioli ago 22,2013 19:49

      Olá Solange,

      Boa tarde.
      Se seu sobrinho estiver legal nos EUA, a senhora pode sim colocar.
      De qualquer forma eu colocaria apenas a estadia no hotel. Não é necessário estar com as reservas feitas. No formulário eles querem ter uma ideia de sua viagem.
      Boa sorte!
      João

  43. Reply Solange ago 22,2013 20:40

    João Savioli, muito obrigada pela presteza da sua resposta. Reli o meu post e vi que omiti que serão 3 dias em hotel em NY e 10 dias na casa do sobrinho em MIAMI. Tenho que citar isso? Obrigada.

  44. Reply Leandro Leal ago 28,2013 17:53

    Ola João boa tarde. Eu estou com dúvida no campo “Passport Book Number”, temos esse número? Caso sim, onde eu acho? Minha dúvida é somente essa. Abs

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:57

      Olá Leandro,

      O passaporte brasileiro não possui. Marque a opção “does not apply”.
      Boa sorte!

  45. Reply Cybelle ago 28,2013 20:55

    João Savioli, parabéns pelo artigo!
    Que Deus te abençoe por essa caridade que você fez por nós.

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:55

      Olá Cybelle,

      Obrigado!
      Não imagina o quanto me deixa feliz poder ajuda-la.

  46. Reply Jaspion ago 29,2013 2:01

    Antes de mais nada agradeco ao autor deste otimo texto !! Preenchi o formulario , agora minha duvida e’ a seguinte … pretendo ir aos EUA mas nao sei ao certo nem quando nem onde , pois isso vai depender das passagens aereas disponiveis que eu conseguir usando minha milhagem .
    P/ o formulario estipulei uma data em abril 2014 e um hostel em New York . Caso eu consiga o visto , se eu for numa data diferente e visitar um estado diferente, por exemplo Atlanta ou Miami sera’ que terei problemas ao desembarcar e apresentar meu Visa ?!
    Grato !!

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:54

      Olá Jaspion,

      Obrigado!
      Não terá problemas. Com o visto na mão, poderá viajar para qualquer lugar dos EUA.
      Boa sorte!

  47. Reply sueli ago 29,2013 13:46

    já tem mais de 1 semana que fiz a entrevista(mais de 5 dias úteis) e no site ainda não mostra que o meu passaporte foi liberado pelo consulado. Será que depois da entrevista aprovada eles podem negar o visto?

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:53

      Olá Sueli,

      Obrigado pelo comentário.
      Não acredito nisso. Pode ser atraso na entrega apenas.
      No momento que preencheu a DS-160, selecionou para buscar o passaporte ou receber em casa?
      Boa sorte!

  48. Reply cristiano ago 29,2013 16:17

    Nota 1000 pelo site ! Parabéns .

    Uma duvida vou levar minha filha para disney, so que sou separado tenho uma duvida quem esta pagando a passagem dela so eu ,para entrevista e melhor levar meus documentos ou ela vai junto com a Mãe e os documentos da mãe pelo motivo de morar com ela ?

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:51

      Olá Cristiano,

      Obrigado!
      Uma pergunta. Quantos anos tem sua filha?
      Existe uma condição especial para adolescentes de até 16 anos. Eles são dispensados da entrevista caso não tenha um pedido de visto negado anteriormente.
      Veja aqui mais informações.
      Boa sorte!

  49. Reply Luiz Mauricio ago 29,2013 22:08

    Olá, boa noite!

    Gostei muito do teu post, mas estou precisando tirar uma dúvida que é a seguinte:
    Preenchi o formulário, paguei a taxa consular, porém a data da minha viagem precisou ser alterada. Como faço para alterar? Já busquei em vaŕios sites (incluse do consulado) e não encontro respostas.

    Desde já agradeço.
    Um abraço!

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:48

      Olá Luiz,

      Obrigado pelo comentário.
      Não precisa se preocupar com isso. Eles precisam apenas ter uma ideia de quando pretende ir e quanto tempo pretende ficar. Não quer dizer que tenha que ser exatamente como planejou.
      Boa sorte!

  50. Reply Vinicius ago 30,2013 1:00

    É necessário ter hotel reservado e passagens compradas para conseguir tirar visto/dar entrada no pedido?

    Pretendo viajar aos EUA em março, mas não quero comprar passagem ou reservar hotel antecipadamente, pois quero garantir que conseguirei entrar nos EUA antes.

    Obrigado!

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:46

      Olá Vinícius,

      Obrigado pelo comentário.
      Não é preciso ter as passagens compradas e hotel reservado.
      No momento do preenchimento, informações de onde pretende ficar serão solicitadas. Busque na internet e coloque o endereço do hotel onde pretende ficar hospedado, mesmo que ainda não tenha reservas.
      Boa sorte!

  51. Reply Niuva Miguel Oliveira ago 30,2013 19:02

    Niuva Miguel
    Eu quero tirar o visto,para planejar uma viajem o ano que vem,gostaria de saber se pode me causar algum problema em levar meus 2 filhos para também tirar o visto deles.E obrigado pela explicações esta muito claro.

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:41

      Olá Niuva,

      Sem problemas. Você pode tirar o visto em família em uma única entrevista.
      Boa sorte!

  52. Reply Laís ago 31,2013 0:13

    Achei muito bacana e muito importante as informações que você compartilhou com a gente… tenho só duas perguntas…

    - Quem tem empréstimo tem algum problema?
    - Quem esta com o nome restrito consegue tirar?

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:39

      Olá Laís,

      Obrigado!
      Eles não fazem esse tipo de consulta para conceder o visto.
      Você precisa comprova renda para se manter lá durante o período que pretende ficar viajando.
      Boa sorte!

  53. Reply Bruna ago 31,2013 2:44

    Ola, irei tirar o meu primeiro visto, e gostaria de saber se posso realizar apenas uma viagem, para fazer a entrevista e CASV???

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:38

      Olá Bruna,
      Esse é um problema comum para que precisa viajar para tirar o visto.
      A melhor opção no seu caso é marcar o casv e a entrevista em dias consecutivos.
      Boa sorte!

  54. Reply Rogério ago 31,2013 15:38

    Olá, mais uma dúvida:
    No caso de tirar o visto sem uma data marcada para viajar, como faço no campo dos hotéis ?
    Precisa colocar onde vai ficar ?
    Até mais e obrigado.
    Rogério

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:37

      Olá Rogério,

      Você deve escolher uma data aproximada que pretende viajar.
      Busque na internet o endereço de um hotel onde pretende ficar e coloque no formulário.
      Boa sorte!

  55. Reply Elaine ago 31,2013 21:12

    Perfeito seu blog. Antes de qualquer procedimento li todas as suas informações e quando tinha dúvidas, que não foram poucas, consultava suas explicações e consegui ir até o final. Parabéns pelo trabalho. Informações de grande valia.

  56. Reply Paul set 3,2013 1:10

    Olá, boa noite

    Muito boas as suas orientações. Gostaria de saber quanto tempo de espera em média do agendamento até a entrevista.

    Estou programando minha viagem para NY em abril de 2014 e quero saber se há algum problema em eu tentar tirar meu visto esse ano.

    Obrigada!

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:34

      Olá Paula,

      Depende muito do consulado.
      Em São Paulo tirei o meu em 2 semanas.
      Boa sorte!

  57. Reply Caio set 3,2013 3:27

    Boa noite, há entrevista no consulado em finais de semana?
    Agradeço desde já.

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:30

      Olá Caio,

      No CASV você consegue agendar para finais de semana. A entrevista no consulado apenas de segunda a sexta.
      Boa sorte!

  58. Reply monica set 4,2013 0:13

    Olá!
    Tenho uma dúvida: quando preenchi o DS160, estava com reservas em um hotel. Mas agora mudei de hotel, vou para OUTRO hotel. Minha entrevista será em dezembro.
    Como eu faço pra mudar isso no formulário?
    Obrigada!
    P.S.: Parabéns pelo post! Muito informativo.

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:29

      Olá Monica,

      Obrigado!
      Eu não alteraria nada. Leve as reservas e apresente caso seja necessário. A senhora pode explicar o motivo da alteração sem problemas para o entrevistador.
      Boa sorte!

  59. Reply Karin set 4,2013 11:19

    Bom dia, eu sou obrigada a dizer exatamente a cidade em que irei? Porque pretendo ir a Miami mas posso querer ir para NY ou Houston no meio da viagem… Isso tem problema?

    • Reply João Savioli set 4,2013 18:28

      Olá Karin,

      Não tem problema. Preencha com a informação da cidade que pretende ir agora. Se mudar de ideia posteriormente não terá problemas.
      Boa sorte!

  60. Reply Adolfo set 5,2013 13:22

    Olá,

    Muito esclarecedor essas suas instruções. Hoje estou indo fazer a minha entrevista e por enquanto tudo correu conforme você escreveu.
    Muito obrigado por escrever esse roteiro.

    Adolfo

  61. Reply João set 8,2013 0:16

    Perdi minha identidade recentemente e a nova só ficará pronta em um mes. Teria como eu fazer o visto sem ela?

    • Reply João Savioli set 9,2013 23:37

      Olá João,

      Para o processo de visto você precisará do passaporte válido.
      Se tiver o documento, pode sim dar início.
      Boa sorte!

  62. Reply Rodrigo set 8,2013 23:03

    Olá, meu pai se tornou cidadão americano a um mês, quero visitá-lo mas não tenho visto. devo informar que ficarei em sua residência ou não. Já tive um visto negado em 2005, a minha renda atual não é muito alta. Será que falo que tenho parente no eua?

    • Reply João Savioli set 9,2013 23:36

      Olá Rodrigo,

      Sim! Se seu pai é cidadão americano, é bom informar isso no formulário.
      Boa sorte!

  63. Reply Leonardo set 9,2013 4:21

    Olá João tudo bom?, acabei de renovar meu passaporte, e gostaria de ir para la no final de outubro para orlando, porem nunca tirei visto americano, e gostaria de dar entrada e gostaria de saber quanto leva o processo total para ter o visto em mãos? Sou estudante universitario, e gostaria de ir para turismo, tem algum modo que vá mais rapido? Obrigado

    • Reply João Savioli set 9,2013 23:35

      Olá Leonardo,

      É possível fazer tudo muito rápido. Se agendar o CASV e entrevista logo em seguida, em 15 dias é possível estar com o visto em mãos.
      Boa sorte!

  64. Reply gedeao mencalha rodrigues set 9,2013 13:15

    otimo saite.
    eu ja tenho 2 passaporte anteriores que venceu, agora dei entrada em outro pois prestendo viajar, e a minha entrada nos estados unidos, e a minha volta isto ajuda a conseguir o visto.

  65. Reply Leandro set 9,2013 19:14

    Olá… muito bom o post … vc saberia me informar em torno de quanto tempo leva para agendar a biometria / entrevista após cadastro no site ?

    • Reply João Savioli set 9,2013 23:32

      Olá Leandro,

      Obrigado!
      Isso depende do consulado. Em São Paulo é possível agendar para a mesma semana.
      Boa sorte!

  66. Reply Beatriz set 9,2013 20:36

    Parabéns,

    Informações de Primeira Qualidade.
    Pesquisei outras informações e sempre ficava com dúvidas.
    Vocês foram claríssimos, consegui resolver tudo acompanhando, passa a passo, suas explicações.
    Só não consigo cancelar minha entrevista no Consulado. Como fazer?
    Se puder me ajudar, ficarei grata, caso contrário, também

  67. Reply Aline set 12,2013 20:16

    Ola! Site com excelentes indicações! Parabéns.

Leave a Reply