Passaporte de Emergência- Como tirar?

Para ter o seu passaporte regular pronto pode demorar um período de até 90 dias, mas as vezes acontece alguma emergência e este período se torna demasiadamente longo. É possível requerer o Passaporte de Emergência, saiba mais como fazer isto.

Se algum parente seu no exterior ficou doente, você precisa viajar as pressas para uma reunião de trabalho ou descobriu dias antes da sua viagem que seu passaporte está vencido, você pode pedir o Passaporte de Emergência na Polícia Federal, o que fará com que você passe na frente da fila de agendamento.

Como Funciona o Passaporte de Emergência

Você precisa comprovar a emergência que te impossibilita de esperar o período regular de 3 meses na fila de agendamento para pegar o passaporte. A viagem emergencial é considerada qualquer uma que seu adiamento traga graves transtornos ao viajante.

PASSAPORTESão hipóteses aceitáveis as catástrofes naturais, problemas de saúde do requerente ou de um parente, fins de trabalho, ajuda humanitária ou qualquer outra viagem de caráter emergencial.

O passaporte de emergência tem a validade máxima de 12 meses e será entregue ao viajante em até 24 horas após o pedido. Para isto são necessários os seguintes documentos:

  • Toda documentação pedida para o Passaporte Comum;
  • Foto 5×7 colorida;
  • Comprovação da situação emergencial;
  • Comprovante do pagamento da taxa.

Como pedir o Passaporte Emergencial

Preencha o formulário pedindo o passaporte, clique aqui.

Vá até o posto da Polícia Federal com o protocolo do seu pedido e a documentação mencionada acima e peça o Passaporte Emergencial.

Passaporte de EmergênciaA Polícia Federal irá avaliar imediatamente a necessidade do seu passaporte Emergencial e caso a sua situação seja considerada dentro das hipóteses de emergentes, você receberá o GRU para pagar a taxa.

O valor da taxa para pagamento do Passaporte de Emergencia é de R$202,98. Lembrando que essa taxa pode ser alterada sem aviso prévio anualmente.

O passaporte poderá ser entregue em até 6 dias úteis e em casos de situações extremas, lhe será entregue em até 24 horas após processar o seu pedido.

No entanto, consulte primeiro se o Posto da Polícia Federal escolhido faz esse tipo de procedimento, nem todos os postos são habilitados para pedir o Passaporte Emergencial. Para se informar sobre os postos pertos de você que podem emitir o Passaporte de Emergência, ligue 194.

Caso tenha mais dúvidas sobre como requerer o seu passaporte Emergencial, procure a Polícia Federal e veja como pedir o seu.

Leave a Reply