Visto Japonês – Informações

Se você tem dúvida de como tirar o visto japonês, separamos as principais informações para que você inicie o processo e possa viajar tranquilamente.

Você pode tanto pedir um visto de turismo, de trânsito ou trabalho no Japão, mas o importante é ter fundamentação para cada um deles. Há diversos formulários e documentos para serem preenchidos e para mais informações sobre eles procure um consulado ou a Embaixada do Japão no Brasil.

Como tirar visto para Japão

O primeiro passo para quem deseja um visto para Japão é fazer a solicitação formal do documento. Entre no site da Embaixada do Japão e baixe o formulário disponível em PDF, clique neste link.

Tenha em mãos uma fotografia no tamanho 4,5 x 4,5. Sua fotografia deve ser recente, não ultrapassando o período de 6 meses. O fundo deve ser branco e não incluir datas. Caso não tenha uma foto deste formato, poderá ser enviada uma foto 3×4.

8200607315_3b8db22f71_o

O formulário deve ser preenchido com letra legível e de forma. Prepare-se para responder as questões sobre antecedentes criminais ou deportações. Não se esqueça de assinar o formulário antes de enviá-lo.

Outros documentos serão necessários, veja lista a seguir:

  • Passaporte com data válida;
  • Formulário da Solicitação de Visto para o Japão;
  • Foto 4,5 x 4,5 (a mesma mencionada anteriormente);
  • Reserva de passagem de ida e volta;
  • Cópia da Identidade;
  • Cópia da Declaração de Impostos, incluindo o recibo de entrega
  • Comprovação do objetivo da viagem. Se não sabe quais documentos colocar, veja o próximo item.

Comprovação do Objetivo da Viagem

bandeira brasil e japao

Para solicitar o visto japonês é pedido que você comprove o objetivo da sua viagem. Veja os tipos de documentos que você pode usar e enviar junto ao seu processo:

Visto para Negócios no Japão

Você pode enviar uma Carta da Empresa a qual trabalha com detalhes sobre sua viagem. É importante mencionar adequadamente todas as referências das empresas que serão visitas e que pagará pela viagem. Coloque o nome, telefone e endereço comercial de todas as empresas. Para ver o modelo da carta, clique aqui.

Visto de Trânsito para Japão

Se apenas precisa de um visto de Trânsito, tire o visto do país de destino primeiro e depois do Japão.

Visto para Turismo no Japão

Você precisará da agenda da viagem, com um cronograma completo. Veja o modelo aqui. Escreva o seu roteiro e anexe o panfleto do seu pacote de viagem junto para comprovar. As informações mais necessárias são as cidades que serão visitadas e as informações sobre suas reservas nos hotéis.

Estes são os principais tipos de vistos pedidos para o Japão. Caso o seu tipo de visto não esteja incluído aqui, entre em contato com a Embaixada do Japão no Brasil e peça mais informações.

Valor do Visto para o Japão

O visto para o Japão é um dos mais baratos, mas a taxa pode ser alterada anualmente. A médias do valor é de R$61 e você paga quando dá início ao processo, no próprio Setor de Visto.

As províncias Miyagi, Fukushima e Iwate não cobrarão taxas até o ano de 2016, já que são as áreas afetadas pelo último desastre natural ocorrido no país e a isenção da taxa visa o incentivo reconstrução destes lugares.

Como Solicitar o Visto Japonês

Reúna todos os documentos solicitados (veja nos itens anteriores) e leve a embaixada, ou no consulado, se preferir.

O melhor dia para solicitar o seu visto é nas Segundas-Feiras, já que nos outros dias costuma estar cheio. Na hora de retirar o seu visto, você precisa estar presente, ou enviar uma solicitação por meio de um dos seus familiares ou agências de viagens.

Leave a Reply