Visto para Europa: Como tirar?

Cada vez mais viajar para o exterior tem se tornado uma real possibilidade para os brasileiros. O turista brasileiro já gasta muito mais no exterior, seja nos Estados Unidos ou em países europeus, do que gastava na década passada.

O poder de compra de bens de luxo, como viagens internacionais, se tornou mais acessível a nova classe C, o que causou um verdadeiro alavanco nas vendas de pacotes de viagens para os principais países do mundo.

Se você está entre essa grande parcela de brasileiros que desejam viajar ao exterior, veja será preciso tirar o seu visto para Europa antes de embarcar nesta deliciosa aventura.

Visto para Europa: Eu preciso?

Uma boa notícia para os turistas brasileiros é que quem estiver planejando viajar para a Europa não precisa tirar visto, desde que sua estadia no continente não ultrapasse o período máximo de três meses.

Mais de 40 países são livres para transitar na União Européia por um período de 90 dias, entre estes países, está a Austrália, o Canadá, o Japão, os Estados Unidos, e claro, o Brasil. Muitos destes países incluso na listas também não precisam de vistos para o Reino Unido ou para  a Irlanda, há apenas pequenas alterações na lista.

visto-europaSe você não é brasileiro e o seu país não faz parte da lista, vá ate o consulado ou embaixada do país que pretende visitar e tenha mais informações.

Se você pretende tirar um visto para Europa para estender sua estadia para  um período superior a três meses, preste muita atenção no tipo de visto que está pedindo. Existem diferentes tipos de vistos para diferentes propósitos na Europa. Se você recebeu um visto de turista, você não pode trabalhar na Europa, caso contrário, será preso e corre o risco de ser deportado. Viver na ilegalidade é muito arriscado, ainda mais quando se está em um país longe de casa e com leis mais rígidas, como é a Europa.

No entanto, se você quer apenas passar as próximas férias na Europa, tudo que precisa é do seu passaporte, das passagens, da reserva do hotel e das malas. O seu passaporte precisa ter pelo menos seis meses de validade na data do embarque, por isso, lembre-se de ficar atento a validade do mesmo e case precise, faça um agendamento para a renovação.

Quais países fazem parte da União Européia?

Você não precisa ter visto para visitar os seguintes países por um período máximo de três meses de estadia:

Alemanha

Áustria

Bélgica

Bulgária

Chipre

Dinamarca

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Estónia

Finlândia

França

Grécia

Hungria

Irlanda

Itália

Letónia

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Países Baixos

Polónia

Portugal

Reino Unido

República Checa

Roménia

Suécia

Estes são os países já aceitos na União Européia. No entanto, existem outros países que pediram a adesão a EU e estão em trânsito de julgamento. Antes de viajar, consulte se o seu país de destino faz parte da EU.

Como tirar visto para Islândia, Noruega e Suíça?

SuiçaFelizmente a Islândia, a Noruega e a Suíça, embora não façam parte da União Européia, estes países aderiram o Acordo de Schengen. Este acordo é uma convenção entre os países da União Europeia e não membros para que permitissem o livre trânsito entre turistas de alguns países selecionados, incluindo o Brasil.

Vale ressaltar que embora exista este acordo, você precisa consultar o consulado ou a embaixada do seu país de destino para averiguar quais documentos são necessários para entrar no país. Muitos lugares podem pedir outros tipos de documentos ou até mesmo comprovantes de reserva do hotel, o qual irá se hospedar. Além disso, é comum também exigirem a averiguação da quantia de dinheiro que está levando.

No entanto, mesmo com algumas exigências, viajar para a Europa ficou muito mais fácil com o Acordo Schengen e é uma ótima oportunidade para os turistas brasileiros.

Leave a Reply